Divertimentos para Piano de Laura Longo




O livro Divertimentos de Laura Longo apresenta uma proposta bastante inovadora na pedagogia pianística brasileira. É comum as aulas de piano virarem aulas de teoria musical, focando no aspecto teórico e no mecanismo de decodificação dos signos musicais. Esse paradigma atual pode atrapalhar o desenvolvimento de aspectos expressivos e criativos no aprendizado musical do aluno iniciante. Diante disso, Longo propõe peças compostas a partir de motivos de fácil identificação visual no teclado, focando na construção da forma da mão, desenvolvimento tanto da coordenação motora fina, como da coordenação motora "grossa" (movimentos amplos), expressividade, improvisação, transposição, percepção musical e identificação de padrões rítmicos e suas figuras.
A autora acredita que a leitura possa ser desenvolvida a partir de um panorama mais amplo durante a iniciação e, após essa etapa, focar na identificação de notas no pentagrama em algumas peças mais a frente no livro, através de gráficos simbólicos simples e da apresentação da partitura como referência.

Todas as 23 peças apresentam propostas escritas para improvisação e transposição e há algumas sugestões de gráficos para serem construídos com o aluno. Além disso, elas sempre reforçam conteúdos de peças anteriores para que o aluno tenha uma boa base e fixação das vivências do livro. Algumas peças serão explicadas a seguir:

Ondas apresenta clusters nas teclas pretas e uso do pedal, bem como o cruzamento das mãos. A peça é escrita de forma que possibilita o professor mostrar ao aluno o sentido ascendente e descendente, as regiões do teclado, valores das figuras musicais e forma musical. É uma peça que sempre trabalho na primeira aula com adultos e crianças por reforçar o padrão geométrico do teclado (grupos de 3 e 2 teclas pretas).

Um pedacinho de "Ondas"


Piruetas, a segunda peça, reforça alguns aspectos de ondas (padrão do teclado, cruzamento de mãos, construção da forma da mão) trabalhando a ligadura de frase (conceito que pode ser inserido usando a partitura como referência) e o cruzamento de mãos de forma melódica, indo do movimento mais amplo em "Ondas" para um movimento mais preciso em "Piruetas", de forma bem pensada.

Pantufinhas apresenta o compasso binário composto muito interessante, explorando mais possibilidades melódicas nas teclas pretas e nos dando oportunidade de trabalhar a leitura nota a nota nessa peça. Além disso, é possível observar a apresentação "rallentando" no final da peça, possibilitando a vivência e a decodificação de elementos expressivos na partitura.

Uma amostra de "Pantufinhas"


Barcarola também reforça o compasso composto com um diferencial: é uma peça a 4 mãos. Apresentando um acompanhamento e uma melodia que podem ser tocadas pelo aluno tranquilamente, revezando com o professor ou até mesmo ensaiando com um colega. O tocar em conjunto é muito importante para que o aluno não veja o pianista como um instrumentista solitário, além de desenvolver a escuta e a percepção musical.

Voo da Abelha também é uma peça a quatro mãos que apresenta a célula rítmica da colcheia pontuada seguida pela semicolcheia no primo. Além disso, apresenta uma letra que pode ser cantada pelo aluno e professor (ou colega) enquanto tocam.

Excursão é uma peça com o movimento contrário de duas vozes apresentando síncopas (semicolcheia seguida por colcheia e semicolcheia dentro de um tempo). Essa é uma peça a 4 mãos com um secondo mais complexo (ou o professor ou um colega mais avançado podem tocar essa parte)..

Brincando de Bola é uma peça com mudança de compasso e que apresenta cromatismo nas 2 mãos em movimento direto, trabalhando a passagem de dedos 1 e 3.
Partitura de "Brincando de Bola"


As peças sempre apresentam uma progressão de conteúdos específicos que muitas vezes são deixados de lado em prol da identificação de notas nas linhas e espaços da partitura, porém não significa que você não deve trabalhar a leitura paralelamente a esse trabalho com livros complementares de sua preferência.

Esse livro ficou um tempo esgotado (consegui meu exemplar num festival de música), mas ano passado a autora lançou uma segunda edição. Para adquirir basta entrar em contato com a autora pelo e-mail lauralongopiano@gmail.com

Comentários

  1. Este livro é realmente divertido. Trabalhar com o livro Divertimentos depois de ter feito um curso com a Laura foi muito interessante pois nada melhor do que a autora para demonstrar exatamente o que extrair dos alunos. Embora trabalhe ainda com alunos individuais o resultado é fantástico e eles amam.
    Ondas e Pantufinhas foi um sucesso!
    Parabéns Laura pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura rítmica e o método Kodaly - o famoso "tá titi"!!!

Simply Piano