Leitura rítmica e o método Kodaly - o famoso "tá titi"!!!
Uma das coisas mais características do método Kodaly são a manosolfa, leitura relativa e silabação rítmica. Eu não sou formado em nenhum curso de método Kodaly, mas sou um curioso de métodos ativos em educação musical e tudo o que li me ajudou a criar alguns jogos (confira aqui).
Porém, uma coisa que realmente adoro trabalhar desde cedo com alunos iniciantes de todas as idades é a relatividade da unidade de tempo! Odeio ter que falar "semínima vale 1, mínima vale 2..." Eu acredito que construir um conceito para ser desconstruído mais adiante é colocar mais uma barreira no aprendizado musical do aluno. Para isso, trabalhar a proporção entre as figuras através de jogos e leituras é essencial e Kodaly contribuiu bastante com isso usando a silabação rítmica. "Tá" para a unidade de tempo e Titi para a subdvisão, é possível trabalhar a leitura de sequências de cartões usando instrumentos de percussão, teclas do piano, flautas, pés, palmas, etc.
Abaixo temos um exemplo com imagens simples para que os alunos façam o Tá e Titi sem se preocupar com figuras musicais. O desenho único no cartão se refere à unidade de tempo (Tá) e a dupla de desenhos no cartão, à subdivisão.
Abaixo temos cartões para trabalhar a proporção entre as figuras musicais convencionais, diversificando a unidade de tempo para que o aluno entenda que nem sempre a Semínima será o "Tá" apesar de ter essa função na maioria das partituras.
Use a criatividade, elabore atividades e aproveite o material! ;)
Me ajudou muito
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir