Tabuleiro de Teclas: usando o piano como plataforma para jogos musicais
Como presente de natal para professores de piano, estou postando alguns jogos de cartões para impressão.
Pulo ou passo
Objetivos:
- Desenvolver a noção de leitura na pauta.
- Conscientizar sobre movimentos de grau conjunto e grau disjunto.
Materiais:
- Tampinhas, bichinhos, carrinhos ou miniaturas que caibam nas teclas do piano ou teclado;
- Um piano, teclado ou desenho das teclas do piano;
- Cartões abaixo (umas 6 cópias da folha abaixo dá um conjunto de cartões suficiente para 3 pessoas jogarem);
Regras:
Colocando as miniaturas na primeira tecla do piano, o aluno puxa um cartão do monte.
Se o aluno tirou uma carta com o passo (grau conjunto), ele anda 1 tecla do piano, se ele tirou um pulo (grau disjunto de 3ª) ele pula uma tecla, andando duas teclas. Quem chegar primeiro na outra ponta do piano, vence o jogo. O professor pode combinar um destino específico tais como:
"Quem chegar no dó central, ganha." ou "Quem chegar no última nota Si do piano, ganha."
Corrida de intervalos
Objetivos:
- Desenvolver a noção de intervalos de forma lúdica.
- Facilitar a leitura de intervalos harmônicos a partir do padrão visual, proporcionando o desprendimento da necessidade do aluno contar linhas, facilitando a leitura de acordes simples.
Materiais:
- Tampinhas, bichinhos, carrinhos ou miniaturas que caibam nas teclas do piano ou teclado;
- Um piano, teclado ou desenho das teclas do piano;
- Cartões abaixo (umas 6 cópias da folha abaixo dá um conjunto de cartões suficiente para 3 pessoas jogarem);
Regras:
Colocando as miniaturas na primeira tecla do piano, o aluno puxa um cartão do monte. Observando o desenho do intervalo (a princípio 2ª, 3ª e 5ª), o aluno avança com a miniatura de acordo com o que foi observado. Quem chegar primeiro na outra ponta do piano, vence o jogo. O professor pode combinar um destino específico tais como:
"Quem chegar no dó central, ganha." ou "Quem chegar no última nota Si do piano, ganha."
Para mais jogos acesse:
Comentários
Postar um comentário