Iniciação ao Piano & Teclado (parte 4)

Estamos dando continuidade a série Iniciação ao Piano e Teclado, após uma breve pausa nas atividades do blog. Se você está chegando agora, segue os links das partes anteriores:

Iniciação ao Piano e Teclado (parte 1)
Iniciação ao Piano e Teclado (parte 2)
Iniciação ao Piano e Teclado (parte 3)



Após trabalhar o reconhecimento do padrão visual do teclado pelo posicionamento das teclas pretas e a localização de teclas brancas específicas a partir da sua relação com as teclas pretas, Adolfo inicia a identificação das notas musicais no teclado, começando pela nota dó e apresentando uma partitura não convencional usando apenas a nota dó e variações rítmicas.


A seguir ele apresenta uma peça nas teclas pretas trabalhando o nome das notas fá sol e lá no grupo de 3 teclas pretas e em seguida apresentando uma leitura em linhas e espaços com uma localização parecida com a clave de sol (eu humildemente discordo de alguns aspectos dessa atividade e em sua localização no processo de aprendizagem do aluno, mas ainda sim, é uma ótima inspiração para criar outras atividades e refletir se é interessante ou não).

 

A seguir, o autor apresenta a escrita do dó na linha suplementar inferior e apresenta mais uma variação com a nota para reforçar sua escrita associando ao novo modelo de gráfico. A partir daí, o autor apresenta as figuras musicais tradicionais (semínima e mínima) substituindo as bolinhas pretas simples e ligadas. Há uma atividade rítmica baseada no poema A Flor e o Vendo de Hardy G. A. Filho. O autor finaliza esse momento do livro com uma atividade de leitura rítmica das figuras e uma atividade de recortar e colar para criar sequencias rítmicas em uma peça musical.


Após esse momento, há uma pequena avaliação com vinte perguntas sobre os conceitos estudados até agora seguida de uma série de partituras para serem trabalhadas por imitação, sem sugestões de apliicação do autor. Segue a lista de músicas:

Palitinhos 1
Cai, Cai Balão
Palitinhos 2
Bate, Bate o Ferreiro
Capelinha de Melão
London Bridge
Marcha, Soldado
Ten Little Indians

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura rítmica e o método Kodaly - o famoso "tá titi"!!!

Divertimentos para Piano de Laura Longo

Simply Piano