Gibis e Sonorização: ferramentas auxiliadoras no desenvolvimento da leitura e criatividade musical

Muitas pessoas vêem uma grande dificuldade em dar aulas para crianças pequenas, principalmente aulas de instrumento. Há pais que colocam seus filhos em aulas de música antes mesmo da criança aprender a ler, ou seja, não aprendeu a coordenar a percepção de signos através da visão,sua decodificação e a expressão desse significado. Diante desses desafios, o professor deve estar preparado para indicar o aluno para aulas de musicalização ou ministrar as próprias aulas de musicalização no instrumento, seja piano, violino, flauta, etc.
Há relatos de professores que trabalham com crianças de 3 anos de idade, usando o método Suzuki em parceria com os pais. Como nem todos os pais dispõem desse precioso tempo com os alunos e nem todos os professores dispõem de recursos para buscar essa formação, quem não trabalha dessa forma deve buscar alternativas para lidar com essa faixa etária desafiadora. Começar pela exploração do instrumento, imitação, livre improvisação e interpretação de imagens ou histórias é um bom começo. Vários pesquisadores da área de educação musical falam sobre isso em seus livros: Teca Alencar de Brito, Moema Craveiro Campos, Hans J. Koellreutter, Keith Swanwick, entre outros. Pensando dessa forma, comecei a trabalhar com alunos dessa faixa etária a leitura musical através de histórias em quadrinhos. Sonorizamos as imagens, nos atendo as expressões faciais, onomatopeias (lidas por mim para que o aluno reproduza) e fatos que aconteciam no decorrer da história. Vale lembrar que precisam ser gibis com imagens simples, ou mesmo livros infantis com pouco texto e imagens grandes, pois o aluno nessa faixa etária não consegue manter a concentração em símbolos pequenos. Abaixo, algumas fotos de materiais que uso nas aulas.





Objetivos:
Estimular a improvisação e a criatividade;
Desenvolver habilidades técnicas para a execução de sons fortes e fracos;
Despertar o sentido da interpretação musical;
Desenvolver a percepção auditiva;
Construir a percepção sentido visual da leitura musical;


Sentido visual da leitura musical no gibi, tal como na partitura (esquerda para direita)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura rítmica e o método Kodaly - o famoso "tá titi"!!!

Divertimentos para Piano de Laura Longo

Simply Piano