Propostas e Estratégias para Apreciação Musical

Conseguir trabalhar apreciação musical com crianças e adolescentes, muitas vezes pode se mostrar um desafio. Traçar estratégias e a parceria dos país é fundamental. Nesse post, darei algumas dicas de materiais disponíveis e super legais para auxiliar os alunos a conhecerem o repertório erudito.


Mangás de Your Lie in April publicados no Brasil até o momento

Your Lie in April é uma série que está sendo publicada pela Panini e conta a história de um estudante de piano e uma estudante de violino em concursos de música. É bem engraçadinho e romântico no começo, desenvolvendo entre o drama e a superação dos obstáculos, mas o melhor de tudo é que na capa de cada capítulo há um pequeno texto falando sobre a história e a composição tocada por eles nas páginas a seguir. Peças do Cravo Bem Temperado, Estudos de Chopin e Liebesleid de Kreisler são apresentadas para que o aluno possa ouvir na internet depois da leitura.

Poster de Nodame Cantabile

Nodame Cantabile é um anime muito legal que também possui bastante repertório pianístico e orquestral. Uma história muito mais cômica que Lie in April, tendo sido dublado no Brasil. Nunca achei a versão dublada, mas a legendada é fácil de encontrar na internet. É possível que tenha no Netflix. Artigo do Wikipedia sobre o anime.



Além disso a Folha está lançando a Coleção Folha Concertos e Óperas para Crianças de livros infantis contando a história de óperas e balés. Os livros acompanham CDs e são maravilhosos para introduzir obras de grandes compositores. Por possuir grandes imagens, é uma ótima aquisição para contação de histórias em grupo, seja nas aulas coletivas de instrumento ou durante a musicalização dos pequenos.



Imagem do site oficial da coleção


Mais informações sobre a coleção aqui!!!


Bom, é isso pessoal. Espero que tenha atiçado a produção de ideias!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura rítmica e o método Kodaly - o famoso "tá titi"!!!

Divertimentos para Piano de Laura Longo

Simply Piano